Calendário de restituições do IR 2023: Receita Federal anuncia datas e benefícios
Além das restituições do ano corrente, remanescentes de anos anteriores serão incluídos, beneficiando um recorde de contribuintes.
A Receita Federal anunciou, na última quarta-feira (24), a liberação das consultas ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda (IR) de 2023. Este ano, o lote inicial marca um recorde, com a inclusão de mais de quatro milhões de contribuintes, totalizando um valor de restituição de R$ 7,5 bilhões. O cronograma de consultas e pagamentos de cada um dos cinco lotes previstos já foi divulgado.
Confira as datas:
- 1º lote: consulta em 24 de maio, pagamento em 31 de maio;
- 2º lote: consulta em 23 de junho, pagamento em 30 de junho;3º lote: consulta em 24 de julho, pagamento em 31 de julho;
- 4º lote: consulta em 24 de agosto, pagamento em 31 de agosto;
- 5º lote: consulta em 22 de setembro, pagamento em 29 de setembro.
O prazo final para a entrega da declaração do IR 2023 coincide com o início do pagamento das primeiras restituições, em 31 de maio. Além das restituições do ano corrente, também serão incluídas restituições remanescentes de anos anteriores.
O primeiro lote beneficia 4.129.925 contribuintes, incluindo idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência física ou mental ou portadoras de doenças graves, professores e contribuintes que optaram pelo recebimento via PIX ou utilizaram a Declaração Pré-preenchida.
O pagamento será feito na conta bancária informada durante a declaração. Caso haja algum problema com o crédito, é possível reagendar o pagamento através do Portal BB, acessando o endereço https://www.bb.com.br/irpf, ou entrando em contato com a Central de Relacionamento BB.
Para este ano, a expectativa do governo é receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de declarações, um aumento em relação às 36,3 milhões de declarações entregues no ano anterior.
Fonte: https://www.contabeis.com.br